WEDDING AWARDS

Entrevista com Sylvain Justum

Por: YES WEDDING - 30.11.2011

Sylvain passou rapidamente pela sua área de formação, a publicidade, mas ao fazer um curso de Estilo na Faculdade Santa Marcelina, logo mergulhou na moda e hoje já conta com mais de 15 anos de experiência.  Justum começou como assistente de produção de moda na revista Vogue, de onde saiu para alçar vôo solo em 1998. Foi stylist de Lilian Pacce e Mariana Weickert, no programa GNT Fashion por oito ano e  sempre colaborou com veículos como Vogue, Homem Vogue e O Estado de S.Paulo.

Em 2006, o stylist lançou o blog de moda masculina Hypercool e decidiu voltar suas atenções para o segmento masculino, sua grande paixão. Em 2010 assumiu a editoria do novo site de Vogue Brasil e em 2011 ganhou o cargo de editor de moda e estilo da revista GQ Brasil. Hoje Sylvain dedica-se ao jornalismo e a consultoria de moda masculina. Acompanhe a entrevista exclusiva de Sylvain Justum para o YES WEDDING (www.yeswedding.com.br).

YW: Muitos noivos encontram dificuldade na escolha do que vestir no dia do seu casamento: terno, fraque ou casaca. Qual a sua dica?
O dia é tão especial que tanto uma parte quanto a outra acham que tem a obrigação de escolher um traje pomposo, complicado e fantasioso. Respeito a utilização do fraque e da casaca pelo noivo, mas, na minha opinião, ambos estão ultrapassados e são conservadores demais, símbolos de uma era que não é mais a nossa. Sou a favor de um bom terno (com colete e tudo), bem cortado, de cor neutra (cinza claro funciona sempre), combinado com uma bela gravata, camisa branca e acessórios pretos. E só. Menos é mais, nesse caso.

YW: Se tivesse que produzir um editorial de moda imaginando um noivo se casando de dia, outro de noite e outro na praia? Como seriam? (Descrever cada um dos looks).
Dia: Costume de cor clara, camisa branca, acessórios marrons.
Noite: Terno (3 peças) cinza, com gravata discreta e ramalhete floral na lapela.
Praia: Costume de linho branco, cru ou off-white. Chapéu Panamá e sandália nos pés.
 
YW: Imaginando que você tivesse que escolher um estilista brasileiro e um internacional para confeccionar a sua roupa do dia do seu casamento, quem seriam? Porque? 
Internacional: Stefano Pilati (YSL). Clássico e tradicional, com uma pitada de modernidade.
Nacional: Ricardo Almeida. Por que ele é o melhor alfaiate que nós temos.
 
YW: Alguma dica especial para os padrinhos que estão por fora da moda, mas querem adquirir um novo terno e desejam inovar no seu look?

Não acho que padrinho deva "inovar". Acho que eles devem adquirir um terno/costume que possa ser utilizado em outras ocasiões, afinal quem deve guardar a roupa do casamento como sendo única são os noivos. Cinzas, azuis e pretos são eternos.
 
YW: Cada vez mais os noivos tem participado das decisões que envolvem o casamento, coisa que não era comum antigamente. Como você vê esta mudança comportamental?
Acho que faz parte da evolução do homem em geral. Tabus estão caindo, preconceitos sendo revistos. Na moda, nos costumes, na maneira de pensar. Estamos assistindo ao nascimento de um novo homem.
 
YW: Para você o que não pode faltar em uma festa de casamento?
Família, amigos e música boa.
 
YW: Para terminar, o WEDDING AWARDS é a primeira premiação no Brasil que irá reconhecer e valorizar o que existe de melhor no mundo wedding, sobre o olhar de renomados formadores de opinião. Para você, jurado do WA, como está sendo a experiência de participar desta premiação?
Uma honra. Desejo vida longa ao projeto, que já nasceu inovador. Já era hora!



voltar

© 2011 Yes Wedding - All Rights Reserved